Caso você não instalou os respectivos arquivos necessários veja este tutorial.
Caso já tenha tudo instalado, vamos dar início ao primeiro projeto.
Abra o Eclipse e clique em File>New>Project.... Selecione Android>Android Project.
Clique em Next> e no campo Project Name: (nome de seu projeto).
Clique em Next>. Nesta tela escolha a versão do Android que queira usar. Escolhi a versão 2.3.3, utilize a versão que você tenha criando no dispositivo com a versão correspondente.
Clique em Next>. Em Package Name: (pacote do projeto) coloquei br.com.juliana mais de o nome que achar melhor. Para finalizar clique me Finish>.
Pronto! Criamos nosso primeiro projeto. Antes de dar continuidade vamos entender a estrutura do projeto.
- src - Pasta do Projeto que contém as classes Java. Contém a classe HelloWorld que foi criada pelo Wizard.
- gen - Contém a classe R.java que é gerada automaticamente e permite que a aplicação acesse qualquer recurso como arquivos e imagens.
- assets - Contém arquivos opcionais ao projeto, como por exemplo, uma fonte customizada.
- res - Pasta que contém os recursos da aplicação, como imagens, layouts de telas. Tem 3 subpastas: drawable, layout e values.
- drawable - Pasta com as imagens da aplicação. Existe 3 pastas: drawable-ldpi, drawable-mdpi e drawable-hdpi para cada resolução de telas diferentes.
- layout - Contém arquivos XML de layouts para construir telas da aplicação.
- values - Onde estão localizadas as variáveis do layout(XML).
Observe o código-fonte abaixo, está classe Hello World foi gerada pelo wizard é onde fica toda a lógica da aplicação. A constante R.layout.main é o que gera a abertura da tela identificada pelo arquivo main.xml (inicia uma Activity) que se localiza dentro da pasta layout. No próximo post explicarei melhor o que seria uma classe Activity.
Agora abra o arquivo strings.xml que se localiza dentro da pasta values, e altere a linha:
<string name="hello">Hello World, HelloWorld!</string>
por:
<string name="hello">Hello World, Seja bem vindo ao Blog!</string>
Dentro do arquivo main.xml contém uma tag <TextView> que exibe um texto na tela. Essa tag define o atributo android:text="@string/hello", que utiliza uma mensagem identificada pela chave hello
localizada no arquivo strings.xml que foi citado acima.
Agora iremos executar nosso projeto. Clique com o botão direito sobre o projeto e selecione Run As>Android Application.
Na primeira execução o emulador demora para abrir, mais a cada mudança no projeto não fechar o emulador, só executar novamente o projeto.
Para modificar a resolução do emulador, caso a tela ficou grande, volte ao AVD Manager e edite a resolução.
Pronto. Espero que tenha gostado. No próximo post irei explicar o que seria uma classe Activity.
Agora mesmo que eu estava perdido, sonhando em fazer um Hello World no robozinho... vou seguir essa rota agora :D
ResponderExcluir